
O aumento crescente do uso da tecnologia no meio odontológico beneficia profissionais e pacientes. Pois torna o tratamento mais eficaz e rápido.Levantamos 8 vantagens do uso do scanner digital na odontologia.
Como o scanner odontológico funciona?
O papel do scanner é o de reproduzir, digitalmente, em 3 dimensões cada detalhe da boca do paciente. Através de um aparelho que faz a leitura da superfície da região bucal. Criando de forma precisa, uma imagem digital do nosso sorriso.
Vantagens do scanner odontológico
Menor taxa de erros
Com tecnologia avançada, o scanner odontológico foi projetado especialmente para escanear até mesmo áreas de maior dificuldade. Com isso, a moldeira pode ser deixada de lado, assim como a sua alta taxa de erro.
Não sendo mais necessária a “imobilização” do paciente diante do processo de fabricação do molde.
Com o scanner odontológico, as informações coletadas são enviadas para um software específico. Que recebe as informações, analisa as entradas de maneira autônoma e inicia a fabricação até mesmo de pequenas peças.
Nenhum incômodo
O material utilizado nos moldes convencionais, normalmente viscoso, provocam incômodo nos pacientes, causando até mesmo engasgo. Com a nova tecnologia, as “imagens” da boca dos pacientes são capturadas digitalmente, sem que nenhum outro processo seja necessário.
Simulação do tratamento
Como as imagens são capturadas com a tecnologia odontológica 3D, é possível realizar também uma simulação colorida completa do tratamento.
Assim, o dentista consegue mostrar ao seu paciente uma reprodução fiel do tratamento final que será realizado. Ao identificar como ficarão seus dentes, a pessoa se sente mais segura.
Tratamento finalizado em menos tempo
Como não há a necessidade de realizar uma prótese provisória, já que o scanner odontológico é altamente preciso. O paciente não se desloca tantas vezes ao consultório. Nem sofre com o incômodo de ficar sem o dente até que tudo esteja pronto.

Fluxo de trabalho suave
Em apenas uma sessão já é possível obter os detalhes da boca do paciente. Não sendo necessários vários turnos de escaneamento a fim de garantir que nenhum detalhe foi deixado de lado.
Isso porque o modelo digital é enviado diretamente para um software específico. Que recebe as extensivas indicações para a fabricação do molde e prepara a impressão 3D, agilizando o processo.
Imagens de qualidade superior e agilidade no processo
Com o scanner odontológico o dentista pode gravar seus dados em 3D ou 2D; realizar a captura de imagens de qualquer parte da região bucal, parcial ou total.
Isso só é possível graças a tecnologia da captura de imagens, que permite rotação por todo o espaço intraoral. Com isso, a sua lente alcança qualquer espaço e consegue precisão na captura.
Restaurações na coloração exata
Outro problema que a moldagem odontológica manual possuía era quanto à coloração das próteses realizadas. Como eram feitas em um material diferente, normalmente chegavam aos pacientes com tonalidade inferior ao de sua dentição.
Com o scanner a coloração é exata. Evitando diferença de tonalidade nos dentes.
Evolução para um tratamento mais rápido e preciso
O processo de escaneamento 3D fez também com que os profissionais de odontologia dessem um passo rumo a ampliação de seus conhecimentos. Isso porque, antes ele ficava preso apenas ao preparo do molde, eles não trabalhavam diretamente com a construção da prótese.
O aparelho permite que esses profissionais tenham a chance de acompanhar o preparo de perto, já que no escaneamento é possível realizar zoom e ver o trabalho colorido finalizado. As imagens são nítidas e precisas. Assim, o profissional reconhece os pontos nos quais pode melhorar e passa a se aperfeiçoar de acordo com suas habilidades e formação.
Nos acompanhe em nossas redes sociais: