Comunicação assertiva entre cirurgião dentista e laboratório

Como uma comunicação assertiva entre cirurgião dentista e laboratório pode proporcionar eficiência na produção de próteses odontológicas.

A comunicação assertiva é uma das principais qualidades de um profissional de sucesso, pois mostra sua habilidade de se fazer entender e se relacionar com colegas e colaboradores de forma positiva e eficiente.

Não há como separar uma boa liderança da capacidade de ter uma comunicação assertiva. Isso porque um bom comunicador é capaz de expor de forma clara suas ideias, ouvir e compreender necessidades e, ainda, reduzir possíveis conflitos.

Na prática os laboratórios de prótese e dentistas tem que ter um bom relacionamento.  Afinal, todos os esforços de ambos visam à realização e satisfação plena dos pacientes. Mantenha uma comunicação fácil, honesta e agradável, para manter os pacientes odontológicas satisfeitos.

Importância da comunicação assertiva

Os ruídos ou falhas de comunicação são um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa. Isso porque, quando a mensagem não é transmitida de forma clara e não há o diálogo, podem surgir mal entendidos, retrabalho e até mesmo conflitos entre colaboradores.

Os laboratórios de prótese não só devem abrir várias linhas de comunicação – telefone, WhatsApp, e-mail, website, mídia social, mas deve ouvir o que está sendo dito e com muita atenção. Confira algumas das muitas vantagens da comunicação entre você e o laboratório:

Ordem de serviços, documento que, quando corretamente preenchido, contém as chaves para o melhor caminho na produção de cada prótese.

Acesso fácil aos valores dos itens protéticos e ao valor total das solicitações, evitando surpresas. Isso também contribui para sua gestão do fluxo de caixa.

Possibilidade de escolha do prazo de entrega, com alternativas claras para as formas de pagamento.

Flexibilidade na comunicação para dar detalhes específicos de acabamento e adaptação protética.

Com essa comunicação, é mais fácil encontrar a solução protética adequada às suas necessidades técnicas e financeiras, incluindo aqui também as do seu paciente.

A comunicação interna também é de grande importância

Hoje, a comunicação não é mais direcionada apenas ao público externo (clientes finais), mas também aos seus próprios colaboradores.

O mercado nunca esteve tão competitivo. Clientes mais exigentes, concorrência mais acirrada, meios de comunicação mais fragmentados e produtos com ciclo de vida mais curto. Em meio a tudo isso, o laboratório tem que se destacar.

Diferente do que muitos acreditam, a melhor forma de criar uma diferenciação as vezes não é aplicando somente em marketing digital. Uma das melhores estratégias é apostar em uma equipe alinhada e engajada na busca pelos objetivos organizacionais.

A endo comunicação em um laboratório não somente busca informar, alinhar e engajar a equipe de trabalho, tendo em vista a importância do capital humano para o sucesso do negócio. Mas também busca aprimorar processos, para que a performance seja constante.

Trabalhe com a Odontologia Digital

Os processos tornam-se mais ágeis e os resultados são de maior qualidade. A revolução tecnológica mudou a forma de trabalhar em diversos setores, e a odontologia é um deles.

Já existem fluxos de trabalho 100% digitais hoje, graças ao desenvolvimento e evolução de equipamentos e softwares focados em processos odontológicos. O melhor de tudo é que a fabricação de próteses pode ser totalmente digital mesmo quando o laboratório recebe moldes ou modelos físicos. Para aqueles que ainda não usam um scanner para obter modelos funcionais, vamos destacar alguns dos benefícios do scanner:

O escaneamento intraoral otimiza o tempo clínico. O processo todo varia entre 10 e 20 minutos. Dependendo do tratamento

O arquivo escaneado enviado ao laboratório pode ser aprovado rapidamente. Se houver necessidade de refazer o escaneamento no paciente, isso pode acontecer na mesma consulta. Prático, não?

Os custos com os materiais para moldagem serão eliminados e seu tempo poderá ser melhor aproveitado.

Use o tempo ao seu favor

Aproveite a velocidade de um trabalho bem feito, quem ganhará será você e seu paciente.

Com uma comunicação assertiva e uma clínica totalmente digital, o tempo de produção e espera do seu paciente reduzem bastante. Consequentemente você consegue atender mais pacientes, ter mais horas livres para se atualizar profissionalmente e para outras prioridades. As vantagens extrapolam as paredes do seu consultório!

Reflita sobre questões ligadas ao tempo, se o seu laboratório cumpre os prazos de entrega, qual o tempo entre a solicitação do serviço e a entrega do trabalho concluído. A qualidade dos serviços protéticos corresponde às suas expectativas, o que você gostaria que melhorasse nesse processo?

O relacionamento não termina assim que o trabalho foi enviado.

Procure um laboratório colaboradores e técnicos treinados para acompanhar cada trabalho com cada dentista, verificando que não só o caso dental foi recebido no tempo, mas que cumpria as necessidades de ambos, o dentista e o paciente.

Linhas de comunicação é a chave para identificar claramente o que está sendo entregue, honestidade sobre as habilidades do laboratório, esse tipo de acompanhamento a nutri o relacionamento com o laboratório, dentista e paciente.

Afinal de contas, a odontologia é um trabalho profundamente pessoal, e o laboratório deve oferecer esse tipo de atendimento aos seus clientes.

Nos acompanhe em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Linkedin

Compartilhe seus trabalhos de maneira simples e eficiente
Escaneamentos
Fotos e Videos
Protegemos seus dados conforme LGPD, garantindo sua privacidade e segurança.
Parabéns, você deu o primeiro passo para aperfeiçoar seu atendimento no consultório com as próteses do Laboratório Balper!

tenha acesso também a nossa tabela de preços

Siga a Balper em nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades.