A odontologia ainda é uma área cheia de dificuldade para digitalização de processos e procedimentos quando se trata do consultório do profissional, mesmo a área passando por uma transformação de avanços tecnológicos.
É muito comum casos de profissionais que ainda não modernizaram a sua clínica ou consultório. Alguns ainda preferem utilizar agenda de papel para marcação de pacientes e contratam dentistas como se fossem sócios da clínica, com critérios baseados em amizade. Além de anotarem a mão os recibos e custos em cadernos, realizam somente moldagens e trabalham com laboratórios totalmente analógicos. Essas são apenas algumas das várias atitudes que atrapalham o crescimento e a modernização da clínica.
Para continuar vivo no mercado todos os consultórios e clínicas precisam se adaptar a mudanças tecnológicas que aparecem, se trata de uma forma de sobrevivência da empresa.
Investir em tecnologia tem diversos benefícios, como por exemplo:
— Encantamento do cliente;
— Agilidade no tratamento;
— Facilidade e lucratividade na contratação de dentistas;
— Redução de custos;
— Melhoria na gestão;
— Maior precisão na finalização dos casos.
Agora, veja 5 processos para modernizar seu consultório e que vão deixar sua empresa mais competitiva.
1) Implante um bom software de gestão.
Talvez essa seja a primeira e mais importante decisão a ser tomada se você ainda usa uma agenda de papel. Um bom software organizará as rotinas da clínica e melhorará a gestão de grande parte dos processos.
Existem muitas funções para um software, mas ao digitalizar a clínica, um gestor deve pensar em alguns pontos principais que são a organização da agenda dos dentistas e os recursos gerenciais.
Recursos gerenciais são ferramentas que realizam o controle da quantidade de pacientes novos, ticket médio dos orçamentos fechados, eficiência dos canais de captação de novos pacientes, gráficos de diversos parâmetros, controle eficiente de custos por categoria.
2) Contrate especialistas digitalmente.
Diversas profissões já passaram pelo processo de digitalização na contratação de trabalhadores.
Na odontologia esse processo vem ganhando força para aumentar a agilidade e a assertividade. Ajustar o custo da contratação a realidade de cada tratamento possibilita a diminuição de gastos e o aumento da lucratividade das clínicas.
Uma mão de obra mais profissional e qualificada aumenta a satisfação, o faturamento, evita perda de pacientes, além de diminuir os custos.
Contratar dentistas através de porcentagem ou por amizade são medidas antigas que devem ser evitadas para se evitar prejuízo financeiro e profissional.

3) Adquira um scanner intraoral e um raio x digital.
A tecnologia dos equipamentos odontológicos vem melhorando muito nos últimos anos. Assim, já é possível realizar próteses, placas e até ortodontia sem a necessidade de moldagens e modelos de gesso que podem sofrer distorção e assim diminuir a eficiência dos trabalhos.
Da mesma forma, a ideia se aplica a radiografia digital. Ela é prática e muito eficiente para organização do consultório.
Além disso, arquivos digitais não ocupam espaço, não fazem sujeira, não quebram e se pode acessar a qualquer momento. Ou seja, mais organização e praticidade.
Por exemplo, no caso do scanner e da radiografia digital ainda temos o fator encantamento do cliente. Os pacientes enxergam de outra maneira as clínicas que investem em tecnologia, ainda mais quando isso soma conforto, agilidade e precisão ao tratamento.
4) Contrate uma boa agência de marketing digital.
Em outras palavras, de nada adianta ter a melhor clínica da região, da cidade ou do mundo se ninguém sabe disso. Anunciar em jornais de bairro, revistas ou realizar panfletagem tem um custo mais alto e trabalhoso do que os anúncios digitais.
Assim, recorrer a uma boa agência de marketing digital irá te ajudar a captar clientes de diversos perfis e regiões com ações planejadas, menos trabalho físico e custos menores do que o marketing tradicional.
Mesmo que a sua clínica sobreviva de indicações boca a boca, existem campanhas específicas para o seu público que podem aumentar as indicações.
Assim, se você quer crescer e precisa captar novos clientes, investir em marketing digital fará com que você se diferencie no Google, YouTube e redes sociais.
5) Se atente as novidades.
As empresas estão evoluindo muito rapidamente, por isso os donos das clínicas devem ficar atentos as novidades que aparecem diariamente e podem agregar valor ao dia a dia da clínica.
Alguns exemplos:
— Plataformas que fidelizam os clientes aumentando a taxa de retorno;
— Sistemas de pagamento que enviam links para pagamentos aos pacientes;
— Câmeras intraorais que aumentam a taxa de conversão;
— Pesquisas de satisfação online e laboratórios digitais.
Ou seja, as medidas acima vão fazer com que sua clínica ou consultório não fique parado no tempo e seja engolido por grandes redes que utilizam a tecnologia em todas as suas áreas visando captar aqueles clientes que não estão encantados com seu dentista atual.
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